segunda-feira, 2 de julho de 2012

Spiderman versus Superman





Nos últimos anos, uma avalanche de adaptações cinematográficas baseadas em histórias em quadrinhos vem invadindo as salas de projeção de todo o mundo. Algumas com mais sucesso e mais competência que outras. Dentre esses grandes sucessos, podemos destacar os filmes protagonizados pelo Homem-Aranha: o primeiro, de 2002, e sua continuação, de 2004 (o terceiro não conta aqui por ser considerado quase por unanimidade uma desastre cinematográfico).


Aproveitando a deixa da nova versão que estréia na próxima sexta-feira, voltamos no tempo para rever alguns pontos interessantes desses  filmes.





Não querendo desmerecer os filmes dirigidos por Sam Raimi (Evil Dead), que podem ser considerados duas das melhores adaptações de super-heróis para a tela grande, após uma análise mais acurada pode-se perceber que existem muitas similaridades estruturais entre os dois filmes estrelados pelo amigo da vizinhança e os dois primeiros filmes estrelados pelo Superman.

Talvez seja um pouco estranho para os não-fãs de quadrinhos comparar o Superman e o Homem-Aranha. Aparentemente, ambos teriam muito pouco em comum, além do fato de serem os principais heróis de suas respectivas editoras - a DC e a Marvel Comics.

Mas as semelhanças entre eles são bem maiores do que imaginamos. Ambos trabalham na imprensa: Peter Parker no "Clarim Diário" (embora nas histórias recentes ele tenha se tornado professor) e Clark Kent no "Planeta Diário". Suas famílias (os pais de Clark e os tios de Peter) têm uma influência muito forte na vida dos super-heróis. Além disso, suas amadas, Lois Lane e Mary Jane, além de possuírem personalidade forte, também exercem um papel extremamente significativo na história desses heróis.

É claro que em termos de personalidade Peter Parker/Homem-Aranha e Clark Kent/Superman são bastante diferentes. Quando pensamos no aracnídeo, sempre nos vem à cabeça a imagem daquele herói descolado e engraçado, mas ao mesmo tempo cheio de problemas, conflitos e insegurança. Já o Superman nos passa a sensação de uma imponência e infalibilidade quase infinitas - apesar de os roteiristas das aventuras do Homem de Aço tentarem, nos últimos tempos, amenizar essas características.

Contudo, as semelhanças entre os filmes do Aranha e os filmes do Superman não estão calcadas nas similaridades das personagens que eu acabei de apontar, mas sim em uma estruturação narrativa “de fundo” que guia as histórias dos filmes.

Dirigido por Richard Donner e lançado em 1978, o primeiro filme do Superman foi um marco nas adaptações de quadrinhos de super-heróis e é considerado por muitos como um dos melhores filmes do gênero. A este filme se seguiram outras três continuações, sendo que apenas a segunda merece algum destaque em termos de qualidade.

Tanto em Superman (1978) quanto em Homem-Aranha(2002), somos inicialmente apresentados aos heróis durante sua adolescência, fase de mudanças e descobertas. Nem Peter nem Clark são necessariamente os “caras mais populares do pedaço”, muito pelo contrário, são os “esquisitões” e tudo o que querem é achar seu lugar no mundo e conquistar o coração da garota mais bonita da escola (Lana Lang, no caso de Clark, e Mary Jane, no caso de Peter). A origem dos poderes desses heróis também é mostrada: a herança alienígena do Superman e a picada da aranha geneticamente alterada no Homem-Aranha. A perda trágica da figura paterna (o pai adotivo de Clark em um ataque cardíaco, e a morte do tio de Peter em um assalto) marca tanto a saída das personagens da casa em que cresceram como a passagem para a vida adulta. A transição das descobertas dos poderes até a aceitação deles como uma ferramenta em prol da humanidade seria o mote principal de ambos os filmes. 

Outro ponto em comum nas películas é o papel de destaque dos interesses românticos dos heróis, Lois Lane e Mary Jane, assim como a impossibilidade da realização do amor entre os heróis e suas respectivas amadas.

Algumas cenas específicas também fazem uma aproximação entre as obras:

(1) a cena em que o Superman salva Lois, que cai de um prédio, em paralelo com a seqüência em que o Homem-Aranha salva MJ, que também cai de um prédio após um ataque do Duende Verde;

(2) o passeio romântico do herói e da mocinha pela cidade - voando, no caso do Superman e Lois, ou se balançando de prédio em prédio, no caso de Mary Jane e do Homem-Aranha.

Em Homem-Aranha 2 (2004) as similaridades comSuperman 2 (1980) também estão presentes. Em linhas bastante gerais, as histórias de ambos os filmes podem ser resumidas do seguinte modo: o personagem principal, já estabelecido em seu papel de super-herói, começa a perceber que seus poderes podem não ser necessariamente uma benção, mas talvez uma maldição que o afasta daquela que mais ama. Portanto, ele decide abrir mão desses poderes para viver ao lado de seu amor. Entretanto, uma grande ameaça surge, fazendo com que o herói perceba que não pode fugir da responsabilidade que seus poderes lhe conferem e decida retomar seu papel de super-herói.



Em Superman 2, Clark decide ficar com Lois e se tornar um homem comum perdendo seus poderes graças a um artefato kriptoniano. A ameaça que faz com que ele decida se tornar novamente um herói são três criminosos de Kripton, inimigos de seu pai biológico, que se soltaram de uma prisão conhecida como Zona Fantasma e agora ameaçam a Terra. Em Homem-Aranha 2, Peter decide largar o manto de Homem-Aranha devido a uma série de fatores (inclusive a perda de seus poderes, causada por uma espécie de bloqueio psíquico), aproveitando a oportunidade para reconquistar o amor de sua vida, Mary Jane. Mas antes que isso seja possível, Peter reconhece que deve voltar a ser o Homem-Aranha para defender a cidade de Nova York da ameaça do Doutor Octopus.

Contudo, o desfecho romântico das histórias é completamente distinto, pois em Superman 2 Clark decide abrir mão de seu amor por Lois, mas não deixa que ela realmente decida o que quer. Já em Homem-Aranha, embora Peter também abdique de viver ao lado de MJ, a decisão final cabe a ela.

Também é digno de nota que, embora os filmes do Superman e do Aranha tenham uma estrutura bastante semelhante, ainda assim eles são diferentes entre si em aspectos de ritmo, tom e situações secundárias, afinal refletem tanto aspectos únicos das personalidades dos heróis mostrados na tela quanto o período em que foram realizados.

Não digo que os realizadores do Homem-Aranha tenham construído de forma consciente essas semelhanças entre as histórias de seus filmes e as dos dois primeiros filmes do Superman. E ainda que o tenham feito, de modo algum isso diminui as grandes qualidades dos filmes do amigão da vizinhança. Só acho que, como essas semelhanças existem, não poderia deixar de apontá-las, nem que seja como curiosidade.

Aliás, falando como nerd apaixonada, depois de ler tudo isso o que eu realmente recomendaria era que vocês aproveitassem a deixa e alugassem Superman 1 e 2,Homem-Aranha 1 e 2e depois dessem uma esticadinha no cinema para conferir O espetacular Homem-Aranha. Essa sim é uma idéia bastante divertida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário