terça-feira, 5 de setembro de 2017

De volta aos anos 80

Momento nostalgia para quem foi criança nos idos de 80. 

Para quem não viveu esse periodo,   e só os conhece apenas de nome, de tanto ouvir de seu irmão/irmã mais velho, contar o quanto eram legais, preparei um pequeno guia sobre essas pérolas da animação. Mas se você era fã dessas séries, nada melhor que ler esta coluna  para matar a saudade.


He-Man e os Mestres do Universo

No mundo de Etérnia, o jovem príncipe Adam, filho do rei Randor e da rainha Marlena, é escolhido pela Feiticeira, guardiã de castelo de Greyskull, para se tornar o protetor e campeão do planeta. Empunhando uma espada mágica e proferindo as palavras "pelos poderes de Greyskull", ele se transforma no poderoso He-Man, o homem mais forte do Universo, e seu covarde amigo Pacato se transforma no Gato Guerreiro. Além da Feiticeira, só duas pessoas sabiam de seu segredo: o Mentor, cientista oficial do rei, e Gorpo, o mágico e atrapalhado bobo da corte. A filha adotiva de Mentor, Teela, que na realidade era filha da Feiticeira, era a chefe da guarda e interesse amoroso de Adam/He-Man. Todos eles e mais alguns aliados, juntos, combatiam as forças do mal que assolavam Etérnia, comandas pelo perverso Esqueleto, cujos principais subordinados eram a bruxa Maligna, o Homem-Fera, Mandíbula e Aquático.

O que pouco gente não sabe é que se não fosse o filme do Conan, He-Man nunca teria sido criado. Quando Conan ganhou sua versão cinematográfica, criou-se uma linha de brinquedos do filme para serem comercializadas depois de seu lançamento. Mas como o filme tinha conteúdos fortes e muita violência para o público infantil padrão da época, adaptaram os brinquedos e os lançaram com o nome de "Masters of Universe". As vendas iniciais foram relativamente boas, daí resolveram investir mais na linha de brinquedos e decidiram que a melhor maneira de promover o produto era criar um desenho baseado no mesmo. E foi assim que surgiu He-Man and the Masters of Universe.

Entretanto, o sucesso do desenho foi muito além das expectativas dos fabricantes das bugigangas. He-Manvirou uma coqueluche entre os pimpolhos dos anos 80, não só nos Estados Unidos como em outros países também, entre eles o Brasil. As personagens eram carismáticas e algumas histórias bastante interessantes (alguém se lembra daquele episódio em que Adam decide deixar de ser He-Man depois de aparentemente ter matado acidentalmente uma pessoa?), ingredientes perfeitos para o sucesso.
A animação original ficou a cargo do estúdio Filmation, responsável também pelas séries Brave Star e Caça-Fantasmas (que não era baseada no filme homônimo, mas em uma antiga serie de tv). 

Adepta da prática "poupar é preciso" e do processo de reciclagem muito antes de virar moda (reutilizando a mesma cena diversas vezes), a animação do estúdio deixava um pouco a desejar, mas em compensação a presença de grandes roteiristas como Paul Dini e J. Michael Stracinki (mais tarde famosos por seus trabalhos com Batman-Superman-Liga da Justiça e Homem-Aranha, respectivamente) era a garantia de algumas excelentes histórias. Bruce Timm, parceiro de Paul Dini no universo DC na TV, começou escrevendo as mini hqs que vinham com os bonecos.

O sucesso foi tanto que surgiu uma série derivada, She-Ra, a Princesa do Poder, estrelada pela desaparecida irmã gêmea de Adam, Adora. Ao brandir sua espada, ela se transformava em She-Ra e defendia o povo do planeta Etéria da terrível Horda do Mal. A fórmula era praticamente a mesma de He-Man, mas com um toque "girlie". 

Também foi feito aquele filme tenebroso estrelado pelo Dulph Lugren e pela Coutney Cox pré-Friends, que de parecido com o desenho só tinha mesmo o nome. No início dos anos 90, outra série animada foi feita, mas era tão ruim que nem passou da primeira temporada.


Outra série foi realizada em 2002. Co-produção coreana e americana, o este desenho do homem mais forte do universo não era uma continuação do original, mas uma releitura do mesmo. Todos os personagens originais estão lá, como um novo visual, mais condizente com os a epoca. Os traços das personagens são típicos das animações americanas, mas o estilo de animação é totalmente calcado no anime japonês. O primeiro episódio contou a até então inédita origem de He-Man. Adam foi transformado em um jovem franzino de uns 16/17 anos, enquanto He-Man é um homem mais velho, mais alto e musculoso (o que é ótimo, pois aquela coisa de He-Man e Adam terem a mesma cara e corpo só mudando a cor de pele e do cabelo conseguia ser pior que o lance dos óculos de Clark Kent/Super-Homem). Teela também é adolescente como Adam, e muito mais esquentada que sua encarnação anterior. As únicas coisas que realmente continuam as mesmas são o jeitão atrapalhado do Gorpo e as lições de moral no final das histórias. Além do desenho animado, essa nova versão do He-Man ganhou uma série de quadrinhos nos Estados Unidos.
 Infelizmente ela não caiu tão bem no gosto do publico e foi cancelada em 2004.


Volta e meia aparecem noticias sobre um novo filme do He Man sendo produzido pela Sony. Mas onde o personagem sobreviveu melhor foi na internet, com seus diversos mesmes, em especial os maravilhosos Conselhos do He Man.

Quem quiser matar saudades ou conhecer o seriado animado original, tem na grade do Netflix.





   
Thundercats: Co-produção japonesa e americana, Thundercatscontava as aventuras de um grupo de uma raça de guerreiros felinos humanóides no inóspito Terceiro Mundo. Sobreviventes do mundo de Thundera, o qual acreditavam que havia sido destruído por um cataclisma, os Thundercats fugiram em uma nave espacial procurando um novo lar. Quando a nave entrou em pane, Jaga, o mais velho dos Thundercats, obrigou os outros integrantes da equipe a entrarem em câmaras de êxtase e as lançou no planeta mais próximo, ficando para trás e perecendo com a nave. Entretanto, uma das câmaras, a que continha Lion-O, o filho do rei de Thundera e futuro líder por direito dos Thundercats, falhou e quando todos acordaram Lion-O já era um homem feito.

Os Thundercats eram: Panthro, o engenheiro de plantão, cuja arma era um nunchako; Tygra, o arquiteto do grupo que manejava uma boleadeira chicote; Cheetara, a única fêmea adulta sobrevivente, que além da supervelocidade possuía um cajado como arma; e os pirralhos Wily-Katt e Wily-Kitt. É claro que não podemos nos esquecer de Snarf, ser de uma raça distinta e que era babá de Lion-O desde criança.

Lion-O possuía a Espada Justiceira, que só podia ser empunhada por membros da família real de Thundera. A Espada podia dar a ele a "visão além do alcance" e também convocar os outros Thundercats ao emitir um "thunder-sinal" no céu depois que Lion-O gritava "Thunder, thunder, Thundercats. Roooow!!!!".

Perdidos num planeta estranho, eles tentaram se adaptar construindo um lar: a famosa Toca dos Gatos, projetada por Tygra e Panthro. Conheceram muitos aliados e amigos no novo planeta, mas também fizeram um grande inimigo, Mumm-Ra, o antigo mal que dominava o Terceiro Mundo, despertado após a chegada dos felinos. Mumm-Ra tinha duas formas distintas: aparecia ora como uma múmia decrépita, fraca e nojenta, ora como uma múmia poderosa, forte e ainda mais nojenta. E para piorar a situação de nossos heróis, seus antigos inimigos, os Mutantes Escamosos Chacal, Simiano e Abutre, também foram parar no planeta e se aliaram a Mumm-Ra.

Na primeira temporada, Lion-O está aprendendo a ser o líder dos Thundercats e é auxiliado pelo fantasma de Jaga. Depois que Lion-O consegue adquirir experiência, o espírito de Jaga parte para o descanso eterno. Em compensação, três novos Thundercats e Snarfinho, sobrinho de Snarf, acabam aportando no planeta e se juntando ao grupo. Também surgem novos vilões, os Lunataks.
Depois de um tempo, nossos heróis descobrem que Thundera não explodiu, se mantém intacta graças a um aparato mecânico. Parte do grupo parte para seu planeta natal, com o intuito de reerguê-lo e fundar o reino de Nova Thundera, enquanto a outra metade permanece no Terceiro Mundo.

Na época em que passava, a série foi tão famosa quanto He-Man e apesar de se inspirar em outras produções famosas como Superman (sobreviventes de um planeta moribundo, além da semelhança entre o metal thundrillium e a kriptonita), Batman (o Bat-sinal e o "Thunder-sinal") eStar Wars (o fantasma de Jaga como mentor de Lion-O do mesmo modo como o fantasma de Ben Kenobi era mentor de Luke), possuía algumas histórias interessantes e criativas comparadas com as de outras produções do período.


A franquia foi retomada nos quadrinhos. Publicada pela Image Comics, com capas de J. Scott Campbell (Gen 13, Danger Girl), a história começa exatamente do ponto em que o desenho animado terminou, com nossos heróis em Nova Thundera. Entretanto, o retorno do vingativo Mumm-Ra vai tornar ainda mais difícil o trabalho de nossos heróis de reconstruírem seu planeta.  A Panini publicou parte dessas revistas aqui no Brasil.




Em 2011 foi lançada uma nova série criada pela parceria entre a Warner Bros e o Studio 4° C do Japão.

Nela, Lion O é o herdeiro de um reino de felinos com características medievais, embora alguns aterfatos de alta tecnologia estivessem espalhados pelo terceiro mundo. 

Depois que seu reino foi atacado pelos acólitos de Mumm-Ra, ele, sei irmão Tygra, juntamente com Cheetara, o General Panthro, e os irmãos Willykat e Willykit, tentam descobrir um modo de derrotar Mumm-Ra com a ajuda do misterioso  Livro dos Presságios e recuperar o reino.

Apesar de ter um início empolgante e promissor, a qualidade e a audiência da série foram caindo, e, ela foi encerrada com apenas 26 episódios.


Um comentário:

  1. He detests referring to himself in the third person.. A Republican National Committee loyalist who helped lead the effort to raise funds for Trump's presidential campaign, was pushed out of Goldman Sachs after a sexual harassment accusation an issue that would surely come up at a confirmation hearing.

    The y axis Air Force 1 In Store here is inverted because as $1 fetches more renminbi, it means that the renminbi is weakening. SENATOR BERNIE SANDERS, SAYING: "I am announcing the suspension of my campaign." Democratic Cheap Yeezy Shoes Sale presidential candidate Bernie Sanders ended his bid for the Coach Outlet Clearance White House on Cheap Nike Air Force 1 Wednesday.

    With Brexit increasingly irrelevant as the world wrestles with the consequences of a pandemic, the man who has spent the last two decades raging at MK Outlet Brussels is perhaps now casting around for something new.. The Fed needs to address this, and they did.

    If you click that, it will come up by genre, or you can just select All Artists and see everyone.". Those with symptoms must put on a mask before leaving the airport. (FYI, that's right on time by Fashion Week standards).. We're just back at square root one preparing Yeezy Shoes For Sale to have a championship run this year."Jackson became the second player to win The Associated Press NFL Most Valuable Player Award by a unanimous vote for his 2019 performance.

    "These diplomatic efforts have also strengthened Jordan Shoes For Sale our hand in dealing with those nations that insist on violating international agreements in pursuit of these weapons. More attractive promotional programs and continually New Air Jordan Shoes updating new products are the main keys to achieving solid results at our store on Lazada..

    ResponderExcluir